KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Tecnologia automóvel: Apple CarPlay e o Android Auto

Hoje em dia, a conectividade é tão ou mais importante do que a potência de um automóvel, por isso é importante seguir as últimas tendências da tecnologia auto.


Hoje em dia, a conectividade é tão ou mais importante do que a potência de um automóvel. Saiba como funcionam os sistemas Apple CarPlay e o Android Auto que asseguram a ligação entre o veículo e o smartphone.

Olhe-se para onde se olhar, é difícil não encontrar uma pessoa de telemóvel na mão, um objeto que nos últimos anos deixou de ter apenas a funcionalidade de entrar em contacto com alguém, passando a assumir a função de ligar o seu utilizador ao mundo.

Como ligar o smartphone ao automóvel

O telemóvel passou a ser essencial a muitos condutores que dependem deste para descarregar itinerários, para encontrar um restaurante ou até para pagar estacionamento sem ter de se preocupar em andar carregado de trocos na algibeira. Ou então apenas para ouvir a música preferida selecionada em listas de aplicativos próprios.

A conexão do telemóvel ao veículo faz-se através da tecnologia Bluetooth, sendo de verificar antes de tudo se consegue emparelhar o seu telefone ao automóvel (dificuldades neste procedimento poderão estar relacionadas com um erro no software do telemóvel).

Conectividade, uma missão

As viaturas poderão estar equipadas com sistema Android Auto ou Apple CarPlay. No entanto, vários fabricantes de automóveis começam a optar por integrar ambas as soluções, servindo dessa maneira tanto quem tem um smartphone da Apple como quem possui um Android com os serviços da Google. Com isto, os construtores pretendem aumentar os níveis de conforto de quem segue a bordo, com a possibilidade de executar tarefas simples, como enviar SMS ou mesmo consultar a caixa de correio eletrónico, sem tirar os olhos da estrada, mas também de entretenimento e de segurança (em alguns modelos, através de aplicativos próprios, é possível verificar, por exemplo, se o tanque de combustível está devidamente atestado, confirmar se o carro ficou trancado ou até ligar a climatização à distância).

Android Auto e Apple CarPlay: o que oferecem

No caso de um proprietário de um iPhone, o sistema de conectividade Apple CarPlay disponibiliza o software Siri, uma espécie de assistente pessoal para iOS que se baseia na inteligência artificial - basicamente, a Siri, recorrendo a uma linguagem natural, responde a perguntas, faz recomendações e executa ações. Além disso, dá acesso ao Apple Maps, que se pode associar ao sistema de navegação, e ao iTunes, permitindo que cada condutor crie a sua playlist favorita. Além das funções básicas de fazer chamadas e de enviar mensagens, o Apple CarPlay suporta o emparelhamento de mais do que um aparelho em simultâneo.

Todos os restantes smartphones são servidos pelas funcionalidades Android Auto que se apoiam quase sempre numa interface simplificada. Este sistema permite praticamente tudo o que o Apple CarPlay admite (exceção feita à Siri, um exclusivo Apple), com a diferença de que se apoia nos serviços da Google: Google Maps, Google Play Music, etc.

Com tantas semelhanças, é difícil apontar qual o melhor. No entanto, o sistema da Google é mais fácil de usar, além de ser mais democrático, já que existem mais smartphones com sistemas Android do que Apple.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB