Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Carros novos: quais os custos reais associados?

Os custos com os carros novos vão muito além da prestação mensal. Aprenda a reduzi-los com a KBB!


Se está a pensar comprar um carro novo, fique a par de todos os custos que poderá ter com essa aquisição. Por vezes, os carros novos implicam despesas com as quais os proprietários poderão não estar a contar.

Os seus pagamentos mensais são apenas o início

Se pensa que os pagamentos mensais são as únicas despesas associadas aos carros novos, está muito enganado. Existem muitos outros fatores envolvidos no custo real de ter o seu próprio carro que, apesar de serem menos óbvios, não deixam de fazer mossa no orçamento.

Desvalorização de carros novos

A diminuição do valor de mercado do seu carro é a maior despesa e basta sair do concessionário para esse valor começar logo a descer. Normalmente, quanto mais caro for o veículo, maior será a desvalorização e, se o valor do seu carro descer ao ponto de ficar a dever mais dinheiro ao banco do que aquilo que a viatura vale, isso não é bom sinal. Uma solução para isto não acontecer é comprar o carro novo a pronto, algo que nem sempre é possível para a maioria dos compradores. A alternativa é pagar mais de entrada e reduzir o período de financiamento. Se não conseguir, pague o que puder de entrada e mantenha o carro durante o máximo de tempo possível depois de o ter acabado de pagar.

Seguros para carros novos

Em Portugal, é obrigatório ter seguro automóvel de responsabilidade civil (ou contra terceiros) e o seu preço acaba por ser um dos principais custos para os proprietários. O preço dos seguros está dependente de vários fatores, como o tipo de cobertura, a marca do carro, o ano de fabrico, o modelo, o histórico do tomador do seguro, a idade e género do condutor e a área principal onde o carro vai circular.

De acordo com informação KBB, o custo médio anual de um seguro para um ano ronda os 200€.

Mesmo assim, existem algumas formas de baixar o valor do seu seguro automóvel:

1 - Peça várias simulações: como existe cada vez mais concorrência no setor, é provável que encontre valores melhores do que outros;

2 - Junte todos os seus seguros (carro, casa, vida) na mesma companhia;

3 - Aumente a franquia (o valor que tem de pagar em caso de acidente). Desta forma, a sua mensalidade vai ser mais baixa (desde que não tenha acidentes).

Manutenções automóveis

Por muito que gostássemos que os carros modernos não necessitassem de manutenções, a verdade é que ainda precisam, mesmo que sejam menos do que no passado (quando foi a última vez que o seu mecânico teve de lubrificar os rolamentos das rodas do seu carro?). No manual de proprietário do seu carro novo vai encontrar toda a informação necessária para fazer manutenções dentro do prazo e manter a garantia intacta.

Preços dos combustíveis

Apesar da tendência automóvel ser criar veículos com motores mais pequenos e turbocomprimidos para obter uma melhor eficiência de combustível, as contas de combustível continuam a ser uma despesa substancial para quem percorre vários quilómetros e para quem precisa de um carro de trabalho ou familiar de grandes dimensões. Em Portugal, este é um dos fatores mais importantes no que respeita aos custos de ter um carro novo, dada a incerteza e flutuação constante dos preços dos combustíveis.

Para quem faz menos quilómetros e utiliza o automóvel para trajetos mais curtos, muitas vezes é preferível optar por um motor a gasolina, uma vez que a sua manutenção e os impostos associados são, por norma, mais baratos, compensando o gasto adicional em combustível.

Ou seja…

Se somar todos os custos que falámos acima com outras despesas, como impostos, carta de condução, registos e o próprio custo de financiamento, facilmente percebe que ser dono de um carro novo não sai nada barato (ao fim de alguns anos estes custos associados podem inclusivamente ser superiores ao preço de compra do carro).

Enquanto alguns compradores vão continuar a preocupar-se apenas com os seus pagamentos mensais, aqueles que realmente se informam antes de tomarem decisões importantes, como a aquisião de carros novos, podem poupar milhares de euros.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB