Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

O dilema dos SUV: tração 4x2 ou 4x4?

Vai comprar um SUV e já escolheu a marca, o modelo, a motorização e até mesmo a cor. Ainda assim, resta uma decisão: tração às duas ou às quatro rodas?


Milhares de pessoas vão comprar um SUV este ano, mas a maioria nunca o retirará da estrada. Se o objetivo principal do seu SUV é transportar as crianças, enfrentar longas viagens de estrada numa posição alta e confortável, então as versões de tração às duas rodas serão mais do que suficientes. E, excetuando a ausência das inscrições 4x4, nunca ninguém desconfiará: os SUV 4x2 e 4x4 são quase indistinguíveis.

Vantagens de um SUV 4x2

Um SUV 4x2 pode lidar perfeitamente com estradas de terra e trilhos de cascalho com toda a confiança, sendo também mais leves e mais contidos nos consumos.

Os custos de manutenção também terão tendência a ser mais baixos ao longo da vida do veículo, uma vez que tem menos peças com que se preocupar. Além disso, os custos com uma apólice de seguro são normalmente mais baixos.

É claro que o comportamento fora de estrada de um SUV apenas com tração traseira não se equipara a um 4x4, mas, pela nossa experiência, são poucos os proprietários destes veículos que alguma vez os levarão sequer perto do seu limite.

Será que precisa de um SUV 4x4?

Se tem procura um SUV que o transporte em segurança através de terrenos mais acidentados e condições meteorológicas adversas ou que tenha uma boa capacidade de reboque, então um 4x4 integral (AWD) é a melhor solução.

O sistema AWD - All Wheel Drive - significa que a tração às quatro rodas motrizes está sempre engatada (ao contrário de outros sistemas que apenas entram em modo 4x4 quando as rodas perdem aderência). A força é assim enviada a todas as rodas, controladas por uma série de sistemas eletrónicos que detetam a sua perda de aderência. Veículos como o Honda CR-V ou o Mazda CX-5 utilizam um sistema AWD simples, projetado mais para lidar com o clima instável e melhorar a estabilidade em estrada do que fazer todo-o-terreno. Se procura um SUV para utilização mais extrema, pode optar por um Land Rover Discovery, um Toyota Land Cruiser ou um Range Rover, por exemplo, que oferecem sistemas AWD mais sofisticados e podem ser usados ​​em todas as situações, em estrada ou fora dela.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB