Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Mercedes Classe X: muito mais do que uma pick-up

Uma pick-up é, normalmente, um veículo de trabalho. Mas, nos últimos tempos, vários modelos têm-se destacado por fugir à tradição. Tal como o Mercedes Classe X.


"Isto não é uma pick-up", dizia alguém por altura da apresentação nacional do Classe X. E, se se tiver em conta a funcionalidade destes modelos, é impossível não concordar. Não porque não sirva como "burro de carga" e como um carro de trabalho. Mas porque o faz oferecendo um conforto ímpar e um conjunto de soluções premium pouco usuais (ou mesmo inéditas) no segmento.

Mas, não é o Classe X irmão gémeo do Nissan Navara? Sim e não. Se é verdade que assentam ambos na mesma plataforma, por fora, sublinha-se que apenas os puxadores das portas são iguais. Isto ao nível do design, porque em termos de performance, o Classe X também é outra música. Até pelas distintas dimensões que lhe permitem oferecer uma estabilidade diferente. Também as suspensões foram todas revistas e redesenhadas de acordo com os padrões de conforto de uma marca que se afirma precisamente por esse fator. Assim, a suspensão dianteira é de travessas duplas, enquanto no eixo traseiro foi adotada uma suspensão multi-link.

Combinação de contradições

Mercedes-Benz Classe X todo o terreno

Quando a Mercedes-Benz decidiu entrar num segmento tão específico, decidiu fazê-lo pela porta grande. Assim, apresenta a pick-up como "um novo standard neste segmento" ao "combinar a robustez de uma pick-up com a sofisticação da Mercedes-Benz". O resultado é um veículo de design moderno que esbanja robustez, de capacidades off-road (22° ângulo ventral, 30,1° de ângulo de ataque e 49,8° de inclinação lateral máxima, além de dispor de bloqueio de diferencial traseiro e controlo de velocidade em descida) aliadas a uma impressionante dinâmica de condução e que permanece funcional sem beliscar o conforto. Resumindo: o Classe X, assegura a marca, "supera os limites do mundo tradicional das pick-ups".

No entanto, o Classe X apresenta versões distintas para necessidades específicas, tendo identificado cinco possíveis clientes-alvo: o empresário que valoriza funcionalidade e robustez; o proprietário de terreno que carece de um veículo robusto, de boa performance e com capacidades off-road; o aventureiro que, além de se querer aventurar pelos trilhos, privilegia o estilo e o conforto; o independente que procura performance, estilo e conforto; e, por fim, as famílias para as quais é essencial a segurança e o conforto. A resposta da Mercedes-Benz assenta em três linhas distintas com diferentes níveis de equipamento: Pure, Progressive e Power, sendo a primeira mais básica (em torno dos 38.000€, com o 220d de 163 cv) e a última a mais potente e requintada (a partir de cerca 46.000€, com o 250 d 4 MATIC, que só estará disponível no segundo semestre de 2018).

Estilo distintivo, segurança 5 estrelas

Mercedes-Benz Classe X tecnologia

Quer pelo exterior, quer pelo habitáculo, o design grita Mercedes-Benz por todos os lados. Lá dentro, destaque para o forro do tejadilho em preto e "macchiato beige", para o tablier de pele sintética com pespontos, volante multifunções de 3 braços cromado, sendo sempre possível personalizar a gosto - ou não se estivesse a falar de uma marca premium.

Do lado de fora, destaque para os faróis em LED high performance, capô com design desportivo e jantes e grelha (de duas lamelas) com design Mercedes-Benz.

Em termos de elementos que favoreçam a vida a bordo, também não há grandes falhas a apontar: HMI & telemáticas, ar condicionado de duas zonas Thermotronic, pack Parking com câmara de 360º, Hill-Start Assist, entrada e ignição sem chave, além de programa Mercedes Me. Já a segurança é garantida pelo sistema Active Brake Assist, sete airbags, controlo de estabilidade com assistente ao atrelado, sistema de chamada de emergência MB, manutenção na faixa de rodagem e alerta de sinais.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB