KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Lexus: a progressiva afirmação de uma marca premium

Com três décadas de história e 20 anos em Portugal, a Lexus atingiu a maturidade, sendo reconhecida pela qualidade, luxo e veia ambiental.


A inauguração do stand da Lexus na área de Sintra foi o pretexto para os responsáveis da Caetano Auto, a importadora da marca de luxo do grupo Toyota, assinalarem os 20 anos da implantação do emblema em Portugal, historiando o passado e perspetivando o futuro, com o anúncio de novos veículos. A localização do stand deve-se à concentração de clientes Lexus na zona de Sintra/Cascais, que passarão a ser servidos por estas instalações.

A história da Lexus

A criação de uma marca premium por um fabricante generalista envolve dificuldades de afirmação e distinção face aos outros produtos desse construtor. A superação dessa barreira foi o desafio lançado em 1983, pelo presidente da Toyota Motor Corporation, Eiji Toyoda, aos seus colaboradores, no sentido de desenvolverem “o melhor carro de luxo do mundo”, com um emblema e uma filosofia diferentes da restante gama de veículos Toyota. Assim nasceu a Lexus em 1989, sendo o LS o primeiro modelo produzido.

Lexus LS 1989

Lexus é o acrónimo de Luxury EXport United States e o seu objetivo inicial era competir com as outras marcas premium comercializadas nos EUA, onde o emblema Toyota não tinha conseguido vingar. Porém, rapidamente se expandiu para o resto do mundo, surgindo em Portugal em 1998. Nos EUA, a Lexus já está implantada, na Europa, tem vindo a ganhar espaço e Portugal segue a tendência, com as vendas a crescerem todos os anos: 453 veículos em 2017 (mais 22% face a 2016).

A Lexus carateriza-se por juntar à qualidade e à sofisticação preocupações ecológicas - ao contrário de outras marcas premium, não dispõe de motorizações diesel e todos os veículos da sua gama têm uma versão híbrida gasolina/elétrica (em muitos casos opção única). O Lexus RX 400h, em 2005, foi o primeiro veículo híbrido de luxo e a marca é líder neste subsegmento, tanto na Europa como em Portugal, onde tem uma fatia de 18%.

Requinte e inovação

Lexus LS Concept

No que diz respeito à qualidade dos materiais e acabamentos, a Lexus leva ao extremo os pormenores que fazem a diferença. Um dos exemplos são os painéis das portas plissados à mão do novo LS, obra dos mestres artesãos Takumi, que só atingem esse estatuto após 25 anos de experiência. Ao cuidado nos acabamentos correspondem materiais de alta qualidade e também inovadores, como estudos sobre seda de aranha sintética e plásticos derivados da alga agar-agar.

As novidades da Lexus

O evento também serviu para apresentar a quinta geração do LS, a berlina concorrente dos Classe S da Mercedes-Benz ou Audi A8. Também foi anunciado o RX 450h, de sete lugares, que chegará no início do Verão, um SUV híbrido compacto baseado no protótipo UX e outro topo de gama, denominado LF1. Para além dos novos modelos em exibição, foi mostrado um exemplar dos primeiros Lexus - uma berlina LS400 de 1991 tão bem conservada que parece um carro novo.

Lexus RX 450h

Também foi anunciado o reforço do Lexus Financial Services, para tornar os veículos da marca mais acessíveis, através de esquemas de financiamento, renting e aluguer de longa duração.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB