KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Kia mostra a sua visão para a mobilidade do futuro

Como anteviram alguns filmes de ficção científica, os robots preparam-se para tomar o planeta de assalto. E a Kia está na vanguarda desse movimento...


Esta é, pelo menos, uma das ideias que fica da última edição da Feira de Eletrónica do Consumo (CES), que se realizou nos primeiros dias de janeiro, em Las Vegas (EUA). Destaques deste ano: Inteligência Artificial (IA) e carros que andam sozinhos.

No CES-2018, a Kia revelou detalhes do seu plano estratégico para a mobilidade, com o nome de código ACE, que significa a introdução de nova gama de veículos mais Autónomos, Conectados e Elétricos. O plano inclui a introdução de automóveis autónomos já em 2021 e o lançamento de 16 novos modelos "eletrificados" até 2025.

No que diz respeito à condução autónoma, a marca sul-coreana pretende ter uma frota de veículos equipados com tecnologia de nível 4 em testes urbanos dentro de três anos, calculando que a comercialização a particulares deverá ocorrer a partir de 2022. De referir que o nível 4 de condução autónoma não dispensa a presença do condutor atrás do volante.  

A Kia também aposta amplamente na conectividade, com a apresentação de sistemas de transmissão de dados a alta velocidade 5G. A ideia da marca é ter, em 2025, automóveis conectados em todos os segmentos de mercado, do citadino ao topo de gama.

"Os carros conectados da Kia oferecerão um novo tipo de experiência de mobilidade. A realidade virtual, os carros autopilotados e a conectividade já foram consideradas as tecnologias de futuro. Mas, à medida que rapidamente se tornam uma realidade, a Kia trabalha para que se adaptem no imediato aos seus clientes", explicou o vice-presidente da Kia, Woong-Chul Yang. 

Niro EV Concept lança ofensiva elétrica

O fabricante sul-coreano já tem uma das mais amplas e variadas gamas de automóveis equipados com tecnologias de propulsão alternativas, mas a marca quer ampliar muito a sua oferta de modelos "amigos" do ambiente, com cinco novas propostas 100% elétricas, a que se juntarão um novo modelo movido a pilha de combustível, cinco automóveis híbridos e outros tantos também híbridos mas com a possibilidade de recarga externa.

No CES-2018 esteve o pioneiro desta ambiciosa ofensiva: versão 100% elétrica do Niro, modelo do tipo crossover, que para já só existe no mercado como híbrido plug-in, mas que, segundo a marca sul-coreana, chegará como veículo "zero emissões" já a partir do segundo semestre deste ano. Tecnicamente, o Niro EV transporta a novidade de contar com bateria de 64 kWh, que permite atingir o ótimo valor de autonomia de 383 km entre recargas.

Na feira da eletrónica de Las Vegas, a Kia ainda anunciou a intenção de estender ao Velho Continente, ainda este ano, o seu programa de car-sharing WiBLE, plataforma de mobilidade partilhada que a marca já testou e implementou na Coreia do Sul, em 2017.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB