Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Júri feminino escolhe Hyundai Ioniq como melhor carro do ano

O Hyundai Ioniq foi eleito Carro Mundial Feminino 2017, além de ter conquistado também a categoria Carro Verde.


"Seguro, confiável, amigo do ambiente e extremamente feminino." O Hyundai Ioniq, que foi votado em todas as suas vertentes - EV, Hybrid e PHEV - conquistou o título de Vencedor Supremo dos Women's World Car of the Year (WWCoty), prémio mundial em que os automóveis são avaliados exclusivamente por mulheres, todas jornalistas do setor nos seus repetivos países, a pensar nos gostos e necessidades femininos. Além do galardão maior, o carro sul-coreano conseguiu suplantar o icónico Toyota Prius Pug-in Hybrid, tendo este ficado com a 2.ª posição e com o Kia Niro (3.º) muito próximo. 

"O carro que venceu o prémio Supremo passou por testes rigorosos das 25 juradas em representação de 20 países diferentes que compõem o painel do Carro Mundial Feminino do Ano", explicou a jornalista neozelandesa Sandy Myhre, fundadora do WWCoty e que preside ao painel desde 2008. "É um processo democrático e os carros que ganharam tanto as classes como o prémio supremo destacam-se pelas mais variadas razões".

Mazda CX-5

Além do Ioniq, destacaram-se o Mazda CX5 que, nomeado em duas categorias (Familiar e SUV), acabaria por conquistar o prémio de Familiar do Ano, categoria em que o segundo mais votado foi o Hyundai i30. Já na classe dos Económicos, o Ford Fiesta distinguiu-se na votação da larga maioria das juradas. O Kia Rio, em 2.º lugar, ficou a vários pontos do primeiro posicionado; em 3.º, o Citroën C3.

Ford Fiesta

Na categoria dos SUV/Crossover, o Peugeot 3008 venceu por uma margem confortável. Em 2.º ficou o Mazda CX-5; em 3.º, Volvo XC60. Já entre os mais luxuosos, o BMW Série 5 obteve uma vitória clara por uma larga margem. O Volvo S90 e o Mercedes-Benz Classe E seguraram o 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

Peugeot 3008

Entre os veículos mais potentes, saiu vencedor o Honda Civic Type R, seguido de muito perto pelo Mazda MX5 RF. Em terceiro, BMW M2 Coupé.

Honda Civic Type-R

Numa votação paralela, em que foi pedido às juradas que indicassem o carro dos seus sonhos, o McLaren 720S destacou-se entre uma listagem que incluía portentos como Aston Martin Rapide S, Aston Martin DB11, Maserati Levante, Ferrari Portofino e Ferrari GTC4 Lusso.

Mclaren 720 S

Este ano, a lista inicial continha mais de 400 modelos, tendo ficado reduzida a um rol de 60 finalistas. A partir daí, o painel pontuou os cinco carros preferidos em cada categoria. A votação é secreta e gerida pela empresa de auditoria Grant Thornton (GT) em Auckland, Nova Zelândia. De acordo com o sócio sénior da GT, Paul Kane, os resultados da votação nem sempre são previsíveis. "Este ano, o Hyundai Ioniq destacou-se. Mas é sempre uma luta muito renhida. No entanto, este ano, houve dois carros que se destacaram nas suas categorias, não deixando qualquer margem para dúvidas: o Ford Fiesta e o BMW Série 5."

Ainda em destaque esteve a Mazda pelo facto de "ter conseguido ter três carros nomeados e ter obtido uma elevada pontuação com qualquer um deles", adiantou Sandy Myhre. "Extraordinariamente, o Mazda CX-5 foi nomeado em duas categorias: como “melhor Familiar", que venceu, "e melhor SUV/Crossover".

Todas as 25 juradas, em representação de 20 países, Portugal incluído, são jornalistas ligadas à escrita motorizada. O Women’s World Car of the Year é o único prémio automóvel votado exclusivamente por mulheres.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB