KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Grupo PSA cria "força feminina num mundo de homens"

A Women Engaged for PSA pretende promover a igualdade de género, com o objetivo de ter 20% dos postos de liderança do Grupo ocupados por mulheres até 2020.


Criada em França em 2010 por um grupo de mulheres e com o apoio da direção do Grupo PSA, a Women Engaged for PSA (WEP) é uma rede mundial composta, atualmente, por mais de 300 mulheres. Os seus objetivos passam por "promover a diversidade de género no Grupo, ajudar as mulheres a tornarem-se partes interessadas da PSA em posições de gestão e competência e promover a reflexão dentro do Groupe PSA para as questões da diversidade de género". Tudo para que, até 2020, 20% dos quadros superiores e diretivos sejam preenchidos por mulheres. Em 2017, o valor cifrava-se em 15%, notório em comparação com outras empresas do mesmo setor.

Para isso, a rede desenvolve atividades diversificadas nas quais se promove a troca de experiências e em que participam mulheres que sejam referências por trabalharem em áreas em que a presença feminina é, ainda, uma minoria. Foi o exemplo que aconteceu em Lisboa, há duas semanas, em que esteve presente a diretora da WEP, Maria Estefanía Narrillos, que acumula funções de diretora Financeira da Zona Ibérica e Magrebe, e que teve como convidada Inês Ponte que, num desporto ainda dominado por homens, contraria as tendências. A copiloto de José Pedro Fontes no Campeonato de Ralis nacional defende que "não é fácil uma mulher vencer num mundo de homens", porque é um mundo muito fechado, mas que é uma luta que se ganha à medida que os resultados vão aparecendo.

“Quando fiquei grávida muitas pessoas perguntavam-me se ia voltar. Eram perguntas que, ao contrário do que esperava, não partiam de homens mas de mulheres. Este é um desporto que nos obriga a parar quando estamos grávidas o que, embora seja por um ótimo motivo, é uma grande desvantagem para as mulheres, mas nunca pus em causa não voltar."

José Pedro Fontes, por sua vez, realçou que ser pai ou mãe é a mesma responsabilidade, mas aos pais ninguém coloca este tipo de questões. Quanto ao êxito que alcançaram juntos, Fontes referiu que “ao sermos uma equipa mista, conseguimos chegar a um público mais vasto do que outras equipas".

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB