KBB - Cotação de carros - logo
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Comprar carro novo: saiba com que despesas terá de contar

Saiba quais são as despesas que terá de enfrentar, a que correspondem e com o que pode realmente contar na fatura final do seu novo automóvel.


É verdade que a compra de carro novo não acarreta o mesmo rol de preocupações ou a mesma extensa lista de cuidados que não pode dispensar quando pretende adquirir um automóvel usado… Contudo, a aquisição de um carro novinho em folha também necessita de uma zelosa ponderação de variados fatores e custos, já que o negócio envolve sempre mais despesas do que o preço do veículo em si. Quando compra um automóvel, além do preço base, o comprador suporta uma lista de encargos, paga ainda o Imposto Sobre Veículos, o IVA e algumas despesas “ocultas”.

Atente sempre às letrinhas pequenas na compra de carro novo

Depois de escolhido o tipo de produto ideal para si, idealmente através de uma exaustiva pesquisa de mercado, para conhecer qualidades e pontos fracos dos veículos, é altura do obrigatório exercício comparativo de preços e condições, que vão variar de marca para marca e de concessionário para concessionário.

Não coloque, portanto, restrições e meta os pés ao caminho para visitar o maior número de stands que conseguir. Demore-se no processo de negociação, seja realista, mas combativo, estude todas as propostas e valores. E faça contas! Com atenção, pois a maior parte dos fabricantes de automóveis, seja nos seus concessionários ou nos representantes oficiais, não incluem nas simulações que disponibilizam os encargos administrativos adicionais, que incluem as despesas de transporte, preparação e averbamento de documentos. São as tais despesas "escondidas", que não encontra à primeira nos simuladores ou nas tabelas de preços, figurando por norma em letrinhas muito pequenas em rodapé, que convém ler…

Sabe o que está a pagar quando compra um carro novo?

Resumindo, de uma forma ou de outra, no preço final do seu automóvel serão sempre incluídas as ditas despesas administrativas, que vai ter de somar ao valor simulado na marca.

Faça bem as contas, e prepare-se para um inesperado "extra", que pode perfeitamente rondar os mil euros (valor médio para um automóvel de marca generalista, num concessionário em Lisboa). Entenderão as marcas de automóveis que, tratando-se de valores relativamente baixos, não importará referir de forma detalhada essa quantia e que tipo de serviço cobre, esquecendo, por exemplo, que a compra de automóvel representa quase sempre um esforço enorme para o orçamento familiar, em que todos os “tostões” contam? Não! Salvo raríssimas exceções, em que o marketing efetivamente fala mais alto e um PVPR um nadinha inferior ou arredondado fica bem mais atrativo no expositor, a grande maioria das marcas opta por não incluir as referidas taxas por uma questão prática, tantas são as variáveis a que estão sujeitas.

Isto porque as despesas de transporte, legalização e averbamento de um automóvel variam de marca para marca, mas, principalmente, variam de concessionário para concessionário. Explicamos: o transporte do automóvel para a concessão, por exemplo, é imputado ao cliente, variando o valor consoante a localização do concessionário em que está prestes a fazer negócio, de sul a norte, ilhas incluídas, taxas diferentes para localizações e distâncias distintas.

Depois, há a preparação do automóvel, aqui está incluída a lavagem e a limpeza, depois de retiradas todas as películas e adereços que protegem a pintura e componentes, sendo ainda necessário retirar o automóvel do "modo" de transporte que inclui por vezes intervenção na eletrónica e componentes do carro; a pressão dos pneus no transporte, por exemplo, muito diferente daquela que consta nos manuais para circular em estrada, deve ser ajustada. O cliente paga a mão de obra, cujo valor também varia consoante a região do país. E, por fim, a despesas com documentação, que inclui o pagamento de seguros relacionados com o transporte do automóvel.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB