KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Como escolher uma cadeirinha de bebé

Saiba quais os diferentes tipos de cadeirinhas de bebé que existem. Informe-se sobre este assunto com a KBB!


Juntámo-nos a especialistas da Joie, fabricante de assentos automóveis para crianças, e ajudamos a escolher a cadeirinha de bebé ideal.

Os novos pais têm muitas coisas a considerar, e uma das suas maiores escolhas é como transportar o bebé no automóvel. Se essa é uma questão em que tem dúvidas, siga as nossas dicas sobre o que deve ter em atenção para escolher a cadeira automóvel ideal para o seu filho.

Que tipos de assentos existem para recém-nascidos?

A escolha mais óbvia é entre um “ovo” - que pode vir com ou sem base - ou um assento maior e fixo. Seja qual for a escolha, a recomendação é de que o assento seja mantido voltado para trás. Segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), bebés com menos de 18 meses devem viajar sempre com as cadeiras instaladas voltadas para trás, pois isso garante uma maior proteção à cabeça, pescoço e coluna do menor.

No entanto, a escolha entre um “ovo” com uma base e o assento fixo dependerá da relação custo/conveniência. Se é verdade que o primeiro será muito mais conveniente, retirando o bebé do carro protegido pelo “ovo”, também é certo que obrigará a uma troca mais precoce. Já o assento fixo durará muito mais tempo.

Que tipos de assentos existem para os bebés pequenos?

A coisa mais importante a perceber é que não é necessariamente a idade do seu filho que dita o assento. Em vez disso, é o seu peso e altura.

O Grupo 0 cobre crianças até aos 10 kg, mas são menos comuns que os assentos do Grupo 0+, que funcionam para crianças de até 13 kg, o que equivale a uma idade entre os 12 e os 15 meses. Quaisquer destes são do género de “ovos”, podendo funcionar também como transportadores. Até que o conjunto cadeirinha + bebé fica demasiado pesado para carregar - aí o melhor será deixar o “ovo” e levar apenas o pequenote. E começar a pensar trocar de cadeirinha…

É possível ainda considerar logo a compra de um assento que combine os grupos 0 e 1 que, dependendo do modelo, poderá acomodar a criança até aos 18 kg (mais ou menos 4 anos). Esta solução ocupará bastante espaço no carro, mas permitir-lhe-á não pensar no assunto durante muito tempo. Para facilitar as entradas e saídas, considere a aquisição de um assento rotativo.

E quanto às cadeirinhas de bebé viradas para a frente?

Antes de mais considerações, não tenha pressa em voltar o seu bebé para a frente. Mesmo que lhe pareça que as pernitas já vão encolhidas: quanto mais tempo viajar virado para trás, melhor para a segurança do mesmo.

Com mais de 15 kgs é possível usar apenas o banco elevatório, no entanto, antes dos 8 anos aconselha-se o uso de cadeira completa. Saiba que o uso de uma cadeira adaptada ao peso e altura é obrigatório até aos 12 anos e 1,50 m.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB