KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Os melhores carros ingleses do século XX

A indústria automóvel britânica nem sempre esteve na vanguarda, mas guarda um lugar muito especial entre os clássicos. Conheça alguns dos melhores do século XX.


Desde o início que a corrida pela inovação automóvel tem estado centrada noutros países. E, quando o Lanchester, o primeiro automóvel de origem britânica, foi lançado, já o primeiro veículo criado pelo alemão Karl Benz somava mais de uma década de vida. Mas, no que toca a detalhes, a indústria inglesa é exímia. Exemplo disso são alguns dos ícones do sector automóvel do século XX "made in Britain".

Land Rover Series (1948)

Land Rover Série 1

Quando a Land Rover anunciou o fim da produção do icónico Defender, o mundo dos apaixonados pelas quatro rodas não resistiu a seguir a "novela" e a última unidade foi concluída, a 29 de janeiro de 2016, em ambiente de festa na fábrica de Solihull. Tendo, ao longo de quase sete décadas, conquistado desde agricultores até à rainha de Inglaterra, o Defender distinguiu-se por ser "um veículo sem classes". E não há amante do todo-o-terreno que não tenha uma história para partilhar que envolva um destes modelos - tenha acontecido consigo ou com qualquer companheiro de caravana.

Mini (1959)

Mini 1959

Hoje, o Mini é símbolo de estatuto, gostos refinados e de algum poder económico. Mas, no fim dos anos 50, quando surgiu pela primeira vez, a sua pretensão era muito mais pragmática: tencionava ser um carro barato, de baixos consumos e espaçoso (quem se lembra dos concursos por esse mundo fora de quantas pessoas caberiam num Mini?). Mas uma série de detalhes tão britânicos acabariam por ditar uma moda e, mais de meio século depois, e já sob os comandos germânicos da BMW, o Mini assume-se como um objeto de desejo.

Jaguar E-Type (1961)

Jaguar E-Type

Por altura do seu lançamento, Enzo Ferrari, citado pelo jornal britânico "The Times" considerou-o "o carro mais bonito alguma vez fabricado". Se tal elogio não for suficiente para o pôr entre os melhores carros ingleses do século XX, saiba que a revista especializada "Sports Car International" elegeu o E-Type como o melhor entre os desportivos da década de 1960. Assente na mesma plataforma do D-Type, que vencera as 24 Horas de Les Mans três anos consecutivos na década anterior, o E-Type apresentava suspensões dianteira e traseira independentes, travões de disco e direção tipo pinhão e cremalheira. Os números também impressionavam: 241 km/h de velocidade máxima.

Aston Martin DB5 (1963)

Aston Martin DB5

Todos os modelos DB da Aston Martin gozam de uma boa popularidade. Mas o musculado, ao mesmo tempo requintado, DB5 foi o que mais se evidenciou. O automóvel, que podia chegar equipado com caixa manual ou automática, viria a tornar-se tremendamente conhecido com as primeiras participações nos filmes da saga do mundialmente famoso agente secreto 007. Equipado com um bloco de 4,0 litros de 6 cilindros em linha, era capaz de debitar 282 cv (210 kW) às 5.500 rpm, atingindo uma velocidade máxima de 230 km/h.

Rolls-Royce Phantom VI (1968)

Rolls-Royce Phantom VI

É, de todos os Phantom, o que beneficiou de uma vida mais longa, tendo sido comercializado durante 22 anos. De produção manual, há apenas 374 unidades do modelo que se distinguia pelo silêncio, suavidade e luxo exclusivo. Tão exclusivo que entre os seus proprietários está claro a Casa Real britânica que detém dois automóveis destes: um oferecido pela Sociedade Britânica de Construtores e Comerciantes de Automóveis, serviu para assinalar o Jubileu de Prata da rainha Isabel II.

Bentley Arnage (1998)

Bentley Arnage

Quase a fechar o século, eis talvez o melhor entre os melhores veículos com o selo de qualidade da Bentley. Porém, o veículo que inovou o conservador design da marca, que se mantinha praticamente intocado há quase três décadas, tinha alma alemã. Sob o capô "batia" um V8 twin turbo da BMW a desenvolver uma potência de 350 cv (260 kW) e um binário máximo de 570 Nm.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB