KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

BMW M3: cinco gerações de história

Há 33 anos, a BMW lançava a primeira geração M3 a pensar na competição. Hoje, a berlina alemã continua a ostentar o estatuto de ícone entre os desportivos.


Apresentada em 2014, a quinta geração do M3 (F80) veio marcar uma nova era na história de uma berlina elevada ao estatuto de um automóvel de culto entre adeptos da condução desportiva, continuando uma carreira plena de sucesso, desde 1985.

A mais recente versão de alta performance do BMW Série 3 destacou-se logo por ser a primeira exclusivamente com carroçaria de quatro portas (a variante de duas portas é agora baseada no Série 4 e tem nome próprio: M4, que pode ser coupé ou descapotável). Depois, de referir o regresso ao motor de seis cilindros, o mesmo bloco de três litros com injeção direta e com turbo que equipa 335i, em vez de um quatro litros V8 atmosférico da anterior geração. Com o recurso à sobrealimentação, e apesar da menor cilindrada, pulo importante na potência (431 cv, mais 11 do que o motor antigo) e nas performances. Usando a função de arranque otimizado (Launch Control), o M3 dispara até aos 100 km/h nuns balísticos 4,1 segundos, baixando em sete décimas o melhor registo do carro que substituiu. O que parecia impossível...

Contamos-lhe a história de sucesso desta autêntica máquina de corrida adaptada à estrada, em quatro capítulos.

BMW M3 E30 (1985/90)

BMW M3 E30

A lenda M3 começou a escrever-se há mais de três décadas com o E30, de que foram vendidas 18.392 unidades. A versão base tinha 200 cv (195 cv com catalisador), extraídos de um quatro cilindros em linha 2.3, que inacreditavelmente, era o mesmo bloco do motor turbo de F1 que chegou a ter 1200 cv! O BMW M3 da década de 80 do século passado foi o primeiro modelo a dispor de amortecimento variável, com níveis de afinação (Sport, Normal e Comfort) e estava equipado com uma caixa manual de 5 velocidades em H, em que se engrenava 1.ª para trás, para ser mais fácil a adaptação e a utilização nas pistas em competição.

BMW M3 E36 (1992/99)

BMW M3 E36

Na segunda geração, a BMW esmerava-se ao estrear o seis cilindros em linha 3.0 (286 cv) com um inovador sistema de admissão Vanos. Bom motor, a casar na perfeição com a caixa automática/sequencial de seis velocidades SMG, outra estreia. Mesmo assim, os especialistas pareciam unânimes na hora de destacar a polivalência deste E36, relegando para segundo plano o "feeling" na condução. Dinamicamente, a segunda geração do M3 foi, para muitos, um passo atrás. Ainda assim, boa performance comercial com 71.000 unidades comercializadas.

BMW M3 E46 (2000/06)

BMW M3 E46

Em 2000, os magos da divisão "racing" da BMW aceleraram o lançamento da terceira geração M3, pensada para combinar o melhor das duas anteriores. No E46, tínhamos a raça maquinal e a condução cirúrgica do E30 misturadas com a força bruta do E36. Um sucesso! Ultrapassou as 85.000 unidades vendidas. Mantinha o motor com uma arquitetura de 6 cilindros em linha, mas a cilindrada aumentou para 3.3 litros e a potência subiu para os 343 cv. A versão revista e evoluída da caixa SMG, com trocas de mudanças em apenas 80 milésimos de segundo, era um "must".

BMW M3 E92 (2007/2013)

BMW M3 E92

Na transição para a quarta geração, o seis cilindros sai de cena e, para o seu lugar, entra um exuberante V8 4.0 com 420 cv, associado a uma das melhores caixas automáticas já produzidas para automóveis de altas prestações, a DKG de 7 relações e dupla embraiagem, com cinco programas no modo automático. Pela primeira vez, um M3 de série cumpria a medição de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. O E92 foi, sem dúvida, o mais radical e desportivo da sua linhagem. Um automóvel para especialistas, com reais dotes de pilotagem. Estranhamente não teve o sucesso do anterior: apenas 65.985 unidades entregues.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB