KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasNovidades
Partilhar

Aston Martin: a história dos DB

Exclusivos, requintados e com grandes performances. Conheça todos os modelos Aston Martin DB e a sua história.


A britânica Aston Martin atravessou um século, sendo hoje um dos ícones e símbolos de exclusividade da indústria automóvel, mas a sua história é quase tão cativante como os modelos no seu riquíssimo portefólio. Entre gloriosos feitos nas mais variadas disciplinas da competição e consecutivas crises financeiras, o emblema britânico mudou de mãos nada menos que nove vezes, antes de ser adquirida pela Ford (1987), que também abdicou! Mas, isso é toda uma outra história…

Origens da Aston Martin

A origem da companhia remonta a 1913, ano em que Robert Bramford e Lionel Martin formaram uma empresa para preparar e comercializar automóveis para competição. Quando, no início dos anos 1920, o fundador Martin venceu, ao volante de um desses bólides, a famosa Rampa de Aston, os dois nomes uniram-se pela primeira vez. Martin abandona a companhia poucos anos mais tarde, deixando o nome imortalizado no emblema que, a partir daí, construiu fama com o fabrico de carros exclusivos, requintados e de elevadas performances.

A era David Brown

Após a II Grande Guerra, no ano de 1947, a marca dos arredores de Londres, Inglaterra, passa por um novo momento de importante transição, ao ser adquirida por David Brown, o homem que viria a emprestar as suas iniciais para designar alguns dos mais famosos modelos da Aston Martin. O DB2 é apresentado logo em 1950, sendo muitíssimo bem recebido pela classe alta britânica e tendo amealhado uma mão cheia de vitórias nas pistas, nomeadamente em Le Mans. Em 1957, o DB Mark III foi dos primeiros automóveis com travões de discos. O DB4, lançado apenas um ano mais tarde, surpreendeu com um moderno motor em alumínio e estilo originário de Turim, muito influenciado pelo gabinete do famoso estilista italiano Zagato, que viria a assinar a versão especial e mais racing do DB4, de que foram apenas produzidas 19 unidades.

Aston Martin DB1

Aston Martin DB1

Aston Martin DB2

Aston Martin DB2

Aston Martin DB Mark III

Aston Martin DB Mark 3

Aston Martin DB 4

Aston Martin DB4

Aston Martin DB 4 Zagato

Aston Martin DB4 Zagato

Aston Martin DB 4 GT

Aston Martin DB4 GT

O Aston Martin de James Bond

Em 1963, a Aston Martin lançava um dos seus modelos de maior sucesso de sempre: o carismático DB5. O automóvel, que podia chegar equipado com caixa manual ou automática, viria a tornar-se tremendamente conhecido com as primeiras participações nos filmes da saga do mundialmente famoso agente secreto 007. Um par de anos depois, a marca inglesa voltava a inovar ao introduzir no mercado aquele que era o primeiro carro europeu equipado com uma capota escamoteável eletricamente, o DB6 Volante. O lançamento do DBS no final da década de 1960 coincide com o início de umas das mais atribuladas épocas para a Aston Martin, com uma crise profunda que chega a provocar uma paralisação total na produção em meados de 1970.

Aston Martin DB 5

Aston Martin DB5

Aston Martin DB 6

Aston Martin DB6

Aston Martin DB 6 Volante

Aston Martin Volante

Aston Martin DBS

Aston Martin DBS

Na era Ford, o best-seller

A marca fundada em 1913 só volta a encontrar estabilidade no final dos anos de 1980, mais precisamente em 1987, com a aquisição por parte da americana Ford. A partir daí o emblema britânico de automóveis de luxo recupera notoriedade em defesa do prestígio conquistado ao longo de anos. Surge um bom automóvel que a marca batizou de Virage, mas a retoma da Aston Martin só acontece com a chegada do DB7, corria o ano de 1993. Com belíssimas linhas exteriores, nas carroçarias de coupé ou cabriolet, o imponente modelo viria a ganhar estatuto de best-seller ao afirmar-se como o veículo de maior sucesso de sempre na marca.

Aston Martin DB 7

Aston Martin DB7

Futuro risonho

Em 2004, para suceder ao célebre DB7… o DB9! Uma das teorias que explicam o “salto” de um dígito na escala de numeração da gama britânica explica que a evolução entre modelos é tão grande que justifica a passagem do 7 para o DB9. Mito ou realidade, a verdade é que o DB10 não passou de protótipo produzido apenas para o filme “Spectre” da saga de James Bond, tendo o belíssimo DB11 ocupado o lugar deixado vago na gama. No início do próximo ano arranca uma nova sinergia com a Mercedes-AMG, que “empresta” o moderno V8 de 510 cv como alternativa ao conhecido e ulta-potente V12 com 5,2 litros.

Aston Martin DB 9

Aston Martin DB9

Aston Martin DB 11

Aston Martin DB11

 

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB