KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

Assistente de faixa de rodagem: o que é e como funciona

Evitar que as distrações deem lugar a acidentes é a principal função do assistente de faixa de rodagem, ajudando a manter o carro na faixa em que se circula.


O assistente de faixa de rodagem avisa o condutor através de sinais acústicos, visuais ou vibratórios se este sair inadvertidamente da sua faixa de rodagem. No entanto, isso apenas ocorre caso a mudança de faixa não tenha sido devidamente assinalada. Ou seja, quando o condutor aciona o pisca, o sistema reconhece a intencionalidade de mudar de faixa e não ativa quaisquer avisos.

Tipos de assistente de faixa de rodagem

Há três tipos de assistentes: os que avisam o condutor que o veículo está a mudar de direção, emitindo sinais luminosos, sonoros ou vibratórios (no volante ou no cinto de segurança); os que, além de avisarem o condutor, assumem automaticamente a função de manter o veículo na faixa de rodagem em que segue, interferindo diretamente na direção e sobrepondo-se ao condutor; e os que controlam a permanência do veículo na faixa, algo mais comum em sistemas de condução semi-autónoma.

Este assistente começou por ser usado, primeiro, em camiões, no início do século, tendo chegado aos ligeiros de passageiros pouco tempo depois. Na Europa, a estreia deste sistema coube à Citroën, em 2005, nos C4 e C5. O sistema em causa recorria a sensores de infravermelho para monitorizar o traçado da estrada e avisava o condutor de desvios inadvertidos através de vibração no assento.

Como funciona o assistente de faixa de rodagem

Além de se apoiar em sensores, o assistente de faixa de rodagem pode ainda estar associado à existência de câmaras e radares. Em conjunto, estes analisam as diferenças de contraste entre a superfície da estrada e as linhas de demarcação. Uma unidade de controlo eletrónica processa os dados fornecidos pelos vários dispositivos ao mesmo tempo que analisa o comportamento do condutor, determinando se a saída da faixa é ou não intencional. Se o sistema detetar uma saída involuntária da faixa de rodagem, emite sinais acústicos e visuais. Desta forma, reduz-se o risco de acidentes causados por sonolência ou diminuição da concentração do condutor.

Caso a trajetória do carro se mantenha, sem o acionamento das luzes de mudança de direção, o sistema poderá assumir o comando do carro e, literalmente, obrigar o automóvel a voltar para a posição original. No entanto, se a intenção era mesmo mudar de faixa, esta interferência pode ser anulada pela ação do condutor no volante.

Muito útil em autoestrada, onde se dá a maioria dos casos de sonolência e de distração, o assistente de faixa de rodagem pode ser muito desajustado a viagens de estrada, sobretudo em situações de curvas e contracurvas. Neste tipo de ambiente, compensa desligar o assistente, uma vez que a sua interferência torna-se mais cansativa do que preventiva.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB