KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

8 dicas para aumentar a segurança do seu carro

Seja em estrada ou quando está estacionado, conheça oito dicas para aumentar a segurança do seu carro.


O nível de segurança dos automóveis comercializados na Europa é bastante satisfatório, sendo que todos os fabricantes se esforçam por cumprir à risca os requisitos Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança daqueles, sendo que muitos incluem de série nos seus carros tecnologia avançada de forma a obter uma classificação cinco estrelas. No entanto, mesmo em automóveis que a classificação não foi além das três ou quatro estrelas, é possível aumentar a segurança.

1. Pacotes de segurança

Entre os opcionais de alguns fabricantes, destacam-se pacotes de segurança que acrescentam ao equipamento de série algumas mais-valias. Nestes estão incluídos muitas vezes mitigação de colisão ou deteção de objetos e peões na estrada - ambas as soluções funcionam muito bem e podem evitar um mal maior.

2. Câmara auxiliar

Não se trata de saber ou não estacionar. A câmara auxiliar ao parqueamento anula alguns pontos mortos na visão traseira e pode ser a diferença entre bater num pilarete escondido ou não. A câmara está habitualmente integrada na lista de extras a pagar à parte ou é incluída nas versões mais equipadas.

3. Bluetooth/Kit mãos-livres

A enorme quantidade de acidentes graves associada ao uso do telemóvel é uma realidade. Mesmo tendo em conta as pesadas coimas para quem é apanhado a falar ao telefone ou a trocar SMS enquanto conduz. Por isso, caso o automóvel não inclua de série Bluetooth, junte este extra à fatura ou pondere a aquisição de um kit mãos-livres externo.

4. Transportar animais

Não se desloque com um animal, mesmo o mais dócil do mundo, à solta dentro do automóvel. Além de ser proibido e passível de coima, um animal pode representar um sério perigo para condutor e ocupantes em determinadas situações e até ser responsável por um acidente grave. Adquira uma trela para o cinto de segurança ou adapte um separador entre a mala e o habitáculo.

5. Alarme

É raro integrar a lista de equipamento de série. Peça a instalação do mesmo na origem, pagando o opcional, ou mande instalar um posteriormente. O barulho assim como as luzes fortes costumam ser fortes dissuasores.

6. Localizador automóvel

Caso o alarme não seja o suficiente para evitar o roubo da viatura, é importante pensar na sua recuperação. É aí que entram os localizadores que, recorrendo a um sinal de GPS, ajudam a encontrar o automóvel.

7. Objetos visíveis

Eis uma dica que não custa dinheiro. Manter o carro vazio, sem quaisquer objetos à vista é meio caminho andado para que não haja a tentação de quebrar um vidro. E não se fie nas películas para escurecer os vidros: alguém mal-intencionado poderá ver nisso um indicador de que há no interior algo que lhe interessa. Em circulação, também não é uma boa ideia ter objetos soltos, podendo estes "voar" numa qualquer travagem.

8. Iluminação

À noite, procure estacionar sempre numa zona bem iluminada. A luz não só afastará possíveis infratores como assegura que a sua saída do automóvel será feita sem percalços. Caso habite uma zona com fraca iluminação, pondere acrescentar à iluminação do carro o sistema Follow Me Home que mantém os faróis acesos, mesmo depois de o carro estar trancado, iluminando o caminho do automobilista até ao seu destino.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB