KBB - Cotação de carros - logo
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

5 dicas de segurança para as viagens de férias

Antes de arrumar bagagem e acomodar família, registe estas dicas que podem tornar a viagem mais segura.


O bom tempo parece ter vindo para ficar e milhares preparam-se para se fazer à estrada. Mas antes de começar a sua viagem de férias, descubra tudo o que deve ter em conta para garantir que tudo corre sobre rodas.

1. Inspecione e aposte na manutenção

Execute um check-up básico ao seu veículo. Comece por verificar a pressão dos pneus e o rastro dos mesmos, assim como o estado das escovas do limpa para-brisas. Passe vistoria aos níveis de óleos e águas, repare se as luzes se encontram em bom estado e calibradas e não se esqueça de comprovar o bom funcionamento do ar condicionado (um bem essencial num carro cheio em dias de calor). A manutenção regular, como pequenos ajustes, mudanças de óleo, verificações de bateria e de pneus, ajuda na prevenção de avarias. Se o seu veículo não foi revisto recentemente de acordo com as recomendações do fabricante, agende um check-up com o seu mecânico.

2. Abasteça o carro

Não, não o abasteça apenas de combustível. Abasteça de meios para que, perante qualquer incidente, não se veja desamparado. É que até um veículo com uma boa manutenção pode avariar no meio de nenhures. Claro que o telemóvel sempre à mão ajuda. Mas, no caso de ter de aguardar ajuda por um longo período, monte o seu próprio kit de emergência: água, estojo de primeiros socorros, alguns alimentos não perecíveis.

3. Crianças seguras, pais felizes

O cinto é para estar posto, e bem. Em toda e qualquer viagem. E em qualquer altura. Todos os passageiros deverão usar o seu cinto de segurança, mesmo que o mesmo cause algum constrangimento ou desconforto - sobretudo os mais pequenitos. Comece por dar o exemplo e não arranque sem ter o cinto de segurança bem colocado. Além disso, tome nota dos conselhos da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI): bebés com menos de 18 meses devem viajar sempre com as cadeiras instaladas voltadas para trás; com mais de 15 kgs é possível usar apenas o banco elevatório, no entanto, antes dos 8 anos aconselha-se o uso de cadeira completa. Saiba que o uso de uma cadeira adaptada ao peso e altura é obrigatório até aos 12 anos e 1,50 m. Viajar no banco da frente só depois dos 12 anos. E não se esqueça: vá dando água aos garotos mesmo que isso implique mais paragens do que as programadas.

4. Seja cauteloso

Para onde quer que vá durante as férias, pode ter a certeza que vai cruzar-se com mais automóveis do que o normal. Além de carros, tome atenção que o bom tempo atrai motociclistas e ciclistas, e estes são quase sempre o elo mais fraco na estrada. Mantenha sempre uma distância de segurança entre si e qualquer viatura, sinalize qualquer operação de mudança de faixa e evite travagens abruptas. Três comportamentos que permitirão aos outros ocupantes da via viajar em maior segurança.

5. Informe-se sobre quaisquer processos de recolha

Defeitos de fabrico originam muitas vezes processos de recolha por parte do fabricante com o intuito de proceder à correção da falha. Embora não seja assim tão frequente, antes de se pôr a caminho, consulte a marca e confirme se o seu automóvel não é visado em alguma ação do género. Pode ainda recorrer a algumas revistas da especialidade que dispõem de consultório técnico.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB