KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasDicas
Partilhar

10 dicas simples para poupar combustível

Seja qual for o tipo de carro que conduzem, há uma coisa que todos os condutores querem: poupar combustível.


Mesmo aqueles que têm um Toyota Prius e se orgulham de fazer médias de 4.7 l/100 km, não se importavam de fazer mais uns quilómetros com o seu próximo depósito. Existem até alguns que conseguem levar estes valores a mínimos históricos, fazendo consumos à volta de 3 l/100 km, muitas vezes à custa da segurança e do conforto.

Felizmente, existem várias formas de diminuir o consumo de combustível sem precisar de ir colado ao veículo da frente. Na verdade, a maioria destas 10 dicas, podem ser usadas já na sua próxima viagem.

1 - Mantenha os pneus do seu carro com a pressão correta

Ter pressão a menos nos pneus é um dos erros mais comuns (e perigosos) que os condutores cometem, mas também um dos mais fáceis de corrigir para garantir melhores consumos. Certifique-se regularmente que os pneus do seu carro têm a pressão recomendada pelo fabricante. Esta informação está disponível, normalmente, na ombreira da porta do condutor, no interior do tampão de combustível ou no manual de instruções do carro. Quando tiver de substituir os pneus, opte por um modelo com menor resistência ao rolamento.

2 - Use o combustível recomendado pelo fabricante

O motor do seu carro ou carrinha foi criado para obter o melhor desempenho a partir de um determinado combustível que, na maioria das vezes, deve ser o convencional. Gastar mais dinheiro em gasolina ou gasóleo especial é um desperdício e não vai trazer benefícios de desempenho nem de autonomia.

3 - Controle o nível do óleo e do líquido de refrigeração

Calor excessivo e fricção interna são dois dos piores inimigos do funcionamento de um motor, tendo efeitos também no consumo. Verificar regularmente os níveis do óleo e do líquido de refrigeração vai permitir-lhe baixar o consumo do seu carro, especialmente em grandes percursos com veículos mais pesados, como pesados de transporte de passageiros ou de carga. Não se esqueça de seguir as recomendações do fabricante em relação aos produtos de substituição e respeitar os períodos de manutenção.

4 - Evite ter o carro ligado quando não precisa

Pode parecer indiferente, mas existe uma boa razão para a maioria dos fabricantes ter começado a equipar os seus veículos com sistemas Start & Stop. Sempre que estiver parado mais de 30 segundos com o carro a funcionar, deve desligá-lo, seja numa fila de trânsito mais demorada ou enquanto espera pelo seu filho à porta da escola. O motor do seu carro gasta mais combustível em 10 segundos ao ralenti do que se o desligar e voltar a ligar apenas quando precisar.

5 - Evite transportar objetos que não precisa

Enquanto algumas ferramentas básicas, como um kit de primeiros socorros ou uma lanterna, devem andar sempre no carro, existem outras coisas que vai acumulando e que não precisam de o acompanhar para todo o lado. Para ter uma ideia, 45 kg de peso a mais podem aumentar o consumo em cerca de 2% num veículo de tamanho médio, com um impacto ainda maior nos automóveis mais pequenos/leves.

6 - Use e abuse do Cruise Control

O motor do seu carro tem um desempenho mais eficiente quando circula em rotações estáveis por isso, se faz muitos percursos de autoestrada, deve utilizar o cruise control para manter a velocidade uniforme e baixar os consumos.

7 - Acelere e trave suavemente

Se quer poupar combustível, evite as acelerações e travagens buscas. Antecipe as ações que vai ter de fazer, promovendo uma condução suave e sem grandes oscilações de velocidade. Se o seu carro tiver um modo Eco, preste atenção às dicas que ele fornece, como a mudança recomendada, por exemplo.

8 - Evite circular a velocidade excessiva

Resista à tentação de carregar demasiado no acelerador para conseguir chegar mais cedo a algum lado. Circular acima dos 100 km/h faz aumentar a resistência do vento e, consequentemente, o consumo do carro. Diminuir a velocidade de cruzeiro em cerca de 10 km/h pode reduzir o consumo de combustível em cerca de 15%.

9 - Planeie o seu trajeto

Quer esteja a planear fazer uma viagem de carro pelo país ou tenha de resolver vários assuntos em cantos opostos da cidade, tente organizar-se de forma a percorrer o mínimo de quilómetros possível. Se conseguir, evite as horas de ponta e informe-se sobre os caminhos alternativos existentes para o mesmo trajeto.

10 - Retire tudo o que não precisa do exterior do seu carro

A não ser que esteja a transportar bicicletas ou skis, deve remover as barras de tejadilho ou quaisquer outros objetos que façam resistência ao vento. Provavelmente não sabia, mas, quando circula a 100 km/h, cerca de metade da potência do motor é usada para combater essa resistência. Outro fator que aumenta o consumo de combustível em velocidades mais altas é circular com os vidros abertos, sendo até mais económico ligar o ar condicionado nos dias de verão do que não fechar as janelas.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB