KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasTestes
Partilhar

Panamera Sport Turismo: um Porsche para toda a família

Se é um adepto fervoroso das carrinhas mas não quer abdicar da adrenalina de conduzir um desportivo, a Porsche criou o Panamera Sport Turismo a pensar em si.


Quando se achava que os Porsche só poderiam ser a gasolina, o emblema alemão adotou o diesel. Quando se pensava que a Porsche só poderia construir coupés, a marca apresentou os SUV Cayenne e Macan e a berlina Panamera... Agora, transforma este último numa (quase) carrinha, à qual músculo não falta.

Opinião geral KBB

Porsche Panamera Sport Turismo Carrinha habitáculo

Sempre houve a ideia de que um automóvel desportivo tinha de, obrigatoriamente, ser um carro egoísta: fabuloso para quem segue aos comandos e uma dor de cabeça para quem se tem de encaixar no minúsculo espaço traseiro. Isto quando há bancos traseiros... Problema: os clientes crescem e... têm filhos. Talvez por isso, o Panamera seja um dos modelos mais bem-sucedidos da Porsche. Agora, em versão Sport Turismo, o Panamera pode muito bem passar a usar o título "familiar" sem beliscar os seus pergaminhos dinâmicos e desportivos, admitindo cinco passageiros. Ainda que o quinto vá totalmente entalado no lugar do meio traseiro, sendo ainda obrigado a viajar de pernas abertas pela presença da consola... mas a Porsche não engana ninguém: isto é um 4+1 e pode, inclusive, entre os opcionais, ser adquirido com apenas quatro lugares.

Vai gostar deste carro se...

Porsche Panamera Spot Turismo Carrinha lateral

É fã da Porsche e ao mesmo tempo das linhas das "shooting break"? Além disso, tem família para seguir viagem consigo, mas não dispensa as emoções ao volante? Nesse caso, o Porsche Panamera Sport Turismo pode reunir tudo aquilo que procura num carro.

Pode não gostar deste carro se…

Não há rigorosamente nada a não gostar neste carro, a não ser que seja um objetor às linhas carrinha e um fervoroso defensor dos traços coupé da berlina...

Condução

Porsche Panamera Sport Turismo Carrinha Híbrido

A forma como o Panamera Sport Turismo abraça a estrada é impressionante de assistir (e ainda mais de sentir). Seja qual for a motorização pela qual é servido, garante emoções dinâmicas, ainda que sempre com uma estabilidade que parece ser à prova de bala. E para sentir algum nervosismo no "bicho" é necessário ir bem além dos limites de velocidade impostos pela lei. Os vários traçados são adotados de forma inteligente, graças à gestão da tração integral entregue ao sistema Porsche Traction Managment com embraiagem multidiscos. Para arranques de fazer arrepios na espinha, o Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, com 680 cv de potência combinada, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos; velocidade máxima de 310 km/h!

Características favoritas

Spoiler Adaptativo retrátil

Porsche Panamera Sport Turismo Carrinha Spoiler traseiro

Entre o tejadilho e o portão traseiro, um spoiler assume importância vital no desempenho aerodinâmico deste Sport Turismo. Com três posições, pode estar em Eco (-7 graus) - até aos 170 km/h ou até aos 90 km/h se acionados os modos Sport ou Sport Plus -; Performance (+ 1 grau), aumentando a carga aerodinâmica sobre o eixo traseiro até 50 kg; e Máxima (+26 graus), assumindo-se como uma espécie de corta-vento.

Bagageira

Porsche Panamera Sport Turismo Carrinha bagageira

Se é um Sport Turismo, então obrigatoriamente tem de ser mais funcional e oferecer melhores espaços de arrumos. E é isso que acontece. Face ao coupé, este Panamera melhorou o acesso à bagageira, estando o bocal de carga 14,3 cm mais baixo, tendo crescido em capacidade: 520 litros, mais 50 litros do que o coupé. Com bancos rebatidos, atinge uma volumetria de 1390 litros.

Estética

Porsche Panamera Sport Turismo Carrinha exterior

Visto de frente, o Sport Turismo exibe os mesmos códigos estéticos que a berlina de quatro portas, com as óticas em LED e a típica luz diurna de quatro pontos. Mas, se começarmos a dar a volta, as diferenças saltam à vista. A começar pela linha de tejadilho que, ao invés de cair a pique logo após o pilar B, prolonga-se até ao pilar C, terminado no spoiler adaptativo. E quando chegamos à traseira estamos diante um carro completamente diferente, com o portão traseiro ampliado e mais inclinado, integrando a matrícula. A toda a largura, sobressai uma faixa luminosa com tecnologia LED e luzes de travão de 4 pontos.

Equipamento de série

Porsche Panamera Sport Turismo carrinha interior

O Panamera Sport Turismo mais acessível, por 118.746€, é o 4, servido por um motor 3,0 litros V6 com 330 cv. No equipamento base surgem jantes de 19'', interiores parcialmente em pele, bancos comfort, com os dianteiros de regulação elétrica (8 vias), transmissão automática PDK de oito relações, função Start-Stop e "velejar", sistema de tração Porsche (PTM), com tração às quatro rodas controlada eletronicamente com acoplamento multidiscos e controlo de tração, sistema Porsche Stability Management com ABS, controlo de chassis integrado Porsche 4D, suspensão com molas de aço (incluindo sistema de suspensão ativa Porsche Active Suspension Management), Porsche Active Aerodynamics com aileron traseiro ativo regulável em duas vias, porta da mala automática, sistema de ajuda ao estacionamento automático, cruise control, arranque sem chave, Porsche Communication Management (PCM) com módulo de navegação online, preparação para telemóvel, interface de áudio e sistema de controlo por voz, sistema Connect Plus incluindo módulo de navegação online, Apple Car Play, módulo de telefone com acesso wireless à internet bem como Porsche Car Connect com Carfinder, estado do veículo remotamente, serviços remotos e Porsche Vehicle Tracking System. Entre os opcionais, eixo traseiro direcional.

Por baixo do capot

O Panamera Sport Turismo, já está disponível em Portugal, oferecendo quatro variantes de motores a combustão - Panamera 4 Sport Turismo (330 cv/243 kW), Panamera 4S Sport Turismo (440 cv / 324 kW), Panamera 4S Diesel Sport Turismo (422 cv / 310 kW) e Panamera Turbo Sport Turismo (550 cv / 404 kW) - e duas híbridas: Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo (462 cv / 340 kW) e Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo (680 cv / 500 kW). Os preços arrancam nos 118.746€ do 4 Sport Turismo, chegando aos 200.919€ do Turbo S E-Hybrid. Ou seja, a carroçaria Sport Turismo custa mais três mil euros do que o desenho da berlina.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB