KBB - Cotação de carros - logo
PUB
Página principalNotíciasTestes
Partilhar

Optima SW PHEV: a carrinha híbrida Plug-in da KIA

A Kia Optima SW PHEV é uma carrinha amiga do ambiente, que combina um potente motor a gasolina com uma unidade elétrica alimentada por bateria de iões de lítio.


Ao contrário de outros países, em que as berlinas têm muita procura, os portugueses valorizam o espaço extra, optando muitas vezes pelas carrinhas. É nessa concorrida categoria que entra a nova Kia Optima SW PHEV.

Opinião Geral KBB

Na importante categoria das carrinhas de segmento médio (D) mandam as empresas alemãs, da generalista Volkswagen às premium Audi, BMW e Mercedes. Com o Optima SW, a sul-coreana Kia acredita que pode alterar a seu favor a tendência do jogo, recorrendo a uma fórmula bem conhecida que consiste na oferta de um interior espaçoso para ocupantes e bagagens e um equipamento farto a um preço justo. E, agora, a moderna versão híbrida "plug-in" admite uma condução 100% elétrica durante 50 silenciosos quilómetros até ao limite de 120 km/h.

Vai gostar deste carro se...

Se é o chefe de família típico que mora a meia dúzia de quilómetros do centro urbano e consegue com uma só carga cumprir o trajeto diário casa-trabalho-casa, a Kia Optima PHEV pode ser uma boa escolha.

Kia Optima SW PHEV espaço mala

Pode não gostar deste carro se…

Se é cliente particular e não tem a possibilidade de deduzir a totalidade do IVA, o que permitiria baixar o preço desta carrinha híbrida, que mesmo beneficiando de 5000€ de desconto direto de campanha, custa 43.750€, então esta carrinha já não é tão “Optima” para si...

Condução

O nome Sportswagen combina bem com a imagem desportiva da carrinha, mas não tanto com as suas performances (apesar de anunciar um rendimento total de 205 cv). Ainda assim, garante uma boa atitude em autoestrada, onde facilmente mantém ritmos animados, conjugando-os com consumos justos e suavidade. Mas, atenção: quando chamado à ação, o 4 cilindros de 2 litros a gasolina acusa algum esforço em aceleração, através de uma sonoridade intensa que nem o bom trabalho de isolamento do habitáculo consegue silenciar totalmente.

Kia Optima SW PHEV Plug-in

Características favoritas

Plug In

A Kia assegura a recarga completa das baterias em cerca de 3 horas nos postos de abastecimento públicos, mas o ponto mais positivo deste PHEV é o facto de poder recarregar-se a partir de qualquer tomada doméstica, em cerca de 7 horas.

Coasting Ride

Um dos engenhosos "gadgets" orientados para a poupança recorre à navegação para antecipar situações que possam influenciar os consumos, como a aproximação de cruzamentos, por exemplo, promovendo a desaceleração ou mesmo antecipando a travagem. Esta função garante uma poupança na ordem dos 3%.

Estética

Kia Optima SW PHEV lateral

Não são muitos os elementos estilísticos que distinguem o Optima PHEV dos demais modelos da gama, mas saltam à vista os apontamentos em azul metálico nas aplicações cromadas nas laterais da carroçaria ou os frisos, também em azul, ao longo das portas. Na dianteira, o destaque vai para uma nova grelha frontal de lamelas ativas e para a adoção de cortinas de ar no para-choques, soluções que não servem apenas para dar um visual mais futurista, mas também contribuem para um coeficiente aerodinâmico melhorado de 0.28 Cd, contra 0.30 Cd das versões convencionais.

Equipamento de série

Kia Optima SW PHEV interior

De série, a carrinha coreana tem vidros traseiros escurecidos, jantes específicas de 18 polegadas, abertura automática do portão da mala e uma lista completa de ajudas eletrónicas à condução, como o aviso de ângulo morto, travagem autónoma de emergência e o alerta de transposição de faixa de rodagem, o cruise control adaptativo, sensores de estacionamento e câmara 360º. O PHEV beneficia da já conhecida garantia de 7 anos ou 150.000 km, que se estende às baterias.

Por baixo do capot

O sistema propulsor tem por base um potente 2.0 litros GDI a gasolina, com 156 cv, em que a ideia é não puxar muito por ele, praticando um estilo de condução tão pacato quanto possível, chamando à ação a unidade elétrica, com 68 cv, que é alimentada por bateria de polímeros de iões de lítio, colocada sob o piso da bagageira. Segundo a marca coreana, o Optima SW PHEV tem capacidade para percorrer 63 quilómetros exclusivamente elétricos. Em condições reais de utilização, este é um registo algo otimista, mas não anda longe…

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB