KBB - Cotação de carros - logo
Fechar

Os meus Carros

Comparações guardadas

Sem comparações guardadas

Sem carros recentes

PUB
Página principalNotíciasTestes
Partilhar

Ensaio Seat Arona: Um Ibiza de saltos altos

A melhor forma de explicar este Arona é como um Ibiza mais alto, tipo SUV, com 4,14 metros, 5 lugares, uma mala com 400 litros e muita pinta.


Opinião Geral KBB

Novo filão para construtores de automóveis: um palminho a mais de altura ao solo e uma carroçaria um pouco mais alta e já está: novo sucesso na calha. Com o Arona é praticamente o que se passa, mas junte-se a boa notícia do novo SUV compacto da Seat ter na base um dos melhores automóveis na sua classe, a atual geração Ibiza. Usam a mesma plataforma MQB A0, com a mesma distância entre eixos e uns ligeiros ajustes no chassis e nas suspensões, com o objetivo de privilegiar o conforto, sem comprometer a estabilidade em curva.  

Vai gostar deste carro se...

Ensaio SEAT Arona SUV

Se era já adepto das qualidades do Ibiza, mas procura um automóvel um nadinha mais espaçoso e versátil, com mais e melhores qualidades de uso familiar, encontrará no Arona as formas engraçadas da moda e uma recheada lista de opções de personalização.

Pode não gostar deste carro se…

Se precisa de um automóvel com um interior muito versátil, a permitir o transporte de todos os tipos de objetos e tralhas, talvez o Arona não seja a solução. Também pode não achar particular piada ao facto de a Seat pedir cerca de 3300 € a mais pelo Arona face ao Ibiza. Afinal, não são praticamente o mesmo carro?

Condução

Ensaio SEAT Arona SUV lateral

As dimensões compactas (só mais 8 cm face ao Ibiza) escondem um habitáculo que é mais espaçoso do que o do utilitário que lhe serve de base, com todos os ocupantes sentados em uns mais sobranceiros 62 mm face à estrada. Incluindo o condutor. Por isso, ao volante do Arona percebe-se que estamos num carro mais alto do que o Ibiza, pela vista mais desafogada para todos os ângulos da estrada, mas também através do seu comportamento dinâmico. Ainda que, em curva, o Arona demore mais tempo a regressar à posição neutra, mas sem mostrar reações exageradas. Dinamicamente é equilibrado.

Características favoritas

Ecrã tátil de 8''

O Arona conta com os mesmos bons argumentos em termos de tecnologias de conectividade do recente Ibiza, podendo estabelecer ligação com dispositivos via Android Auto, Apple Car Play e Mirror Link, a partir de ecrã central tátil em vidro de 8''.

Personalização

Ensaio SEAT Arona cores

A juntar às muitas soluções de pinturas exteriores, acabamentos de interior e revestimento dos bancos, a Seat vai mais além em matéria de personalização, sendo possível combinar cor de carroçaria com três tons para o tejadilho: preto, cinza ou laranja.

Estética

Com este Arona, a Seat não inventou a pólvora. Ao contrário, a marca espanhola segue a concorrência. Mas, se o fizer com tanta qualidade e sucesso como fez com o multipremiado Ateca, um segmento acima, volta a acertar em cheio. O cartão de visita é semelhante, com aposta na imagem de pequeno jipe de cidade, com personalidade e, no Arona, a opção da tal pintura bicolor, com tejadilho em cor distinta do resto da carroçaria. São combinações 68 possíveis, pelo que as possibilidades de errar também são elevadas… Com cores vivas sobressai o bom truque de estilo do pilar C em cromado.

Equipamento de série

Ensaio SEAT Arona interior

O alinhamento de equipamentos divide-se em quatro categorias: Reference, Style, FR e Xcellence, como acontece na gama Ibiza. No mais recheado e atrativo, oferta de série de controlo de pressão de pneus, sensores de chuva e luz, chave inteligente e monitor central tátil com a função de espelho de smartphone (Mirror Link) para o acesso a música e redes sociais. O GPS é opcional (500€) assim como uma lista de conteúdos que consideramos indispensáveis, felizmente, ainda propostos a valores comedidos, caso do Pacote Easy, que integra cruise control adaptativo, travagem automática e aviso de colisão, por 200€.

Por baixo do capot

Ensaio Seat Arona motor

Na versão de 95 cv do 3 cilindros a gasolina, o Arona está disponível por uns simpáticos 17.766€ (Preço Justo KBB). Mas é preciso abrir os cordões à bolsa para encontrar a versão mais atrativa do pequeno SUV, também 1.0 TSI, mas com 115 cv e uma caixa manual de 6 velocidades, só a partir do nível Style, desde 18.252€ (Preço Justo KBB). Sem ruídos ou vibrações nos regimes médios e baixos, este motor mostra muita genica e elasticidade para enfrentar o corrupio das cidades. Esqueça a média anunciada de 4,9 l/100 km (some-lhe mais 1 litrinho… ou dois), mas conte com um ótimo compromisso entre consumos e prestações.

Partilhar

Artigos Recentes

PUB
PUB

Descubra já o preço do seu carro novo ou usado

  • Citadino

  • Utilitário

  • Sedan

  • Carrinha

  • Monovolume

  • SUV/TT

  • Desportivo/Coupé

  • Cabrio

  • Luxo

  • Híbrido/Eléctrico

PUB