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Ensaio Golf VII GTI: a lenda continua

Quando se pensa num GTI, o Golf vem-nos sempre à cabeça... Não só pelas três icónicas letrinhas, mas também por ser um precursor do tuning de fábrica.


Opinião geral KBB

Não é o mais potente entre a família Golf. Esse lugar está reservado ao Golf 2.0 TSI R, com uns expressivos 310 cv e tração integral. Mas dificilmente se encontrará um automóvel de família mais acarinhado do Golf GTI, tendo ao longo de quase quatro décadas reunido uma verdadeira legião de fãs. Inclusive dentro do grupo Volkswagen - afinal, a decisão de apresentar um manípulo de mudanças (uma automática DSG de sete velocidades) com o formato de uma bola de golfe só pode ter vindo de um apaixonado pelo modelo... Cereja no topo do bolo: oferece praticamente a mesma habitabilidade e conforto do que a vertente familiar deste compacto, reunindo assim o melhor de dois mundos.

Vai gostar deste carro se...

Ensaio Volkswagen Golf VII GTI interior

É um apreciador da história do automóvel e gosta de fazer o gosto ao pé? O Golf GTI atinge os 100 km/h em apenas 6,2 segundos, revelando uma boa capacidade de recuperação dos 80 aos 120 km/h: cinco segundos. Se for adepto do retro, vai simplesmente deixar-se cativar pelos bancos em tecido de padrão xadrez.

Pode não gostar deste carro se…

Ambientalistas é melhor ficarem longe do modelo: são 148 gr/km de CO2 e um consumo médio misto que muito dificilmente se ficará abaixo dos oito litros (ainda que o número oficial seja de 6,5 l/100km...). Também não será o carro ideal para quem passa os dias nas filas de trânsito, sempre pronto a acelerar.

Condução

Ensaio Volkswagen Golf VII GTI 5 portas

Com o barulhinho bom bem audível assim que se dá à chave (ainda que, calma, não vai acordar vizinhos a meio da noite), o Golf GTI presta-se a diferentes ritmos. No entanto, é quando se tem a possibilidade de lhe libertar a alma que renderá melhor aproveitamento. Por isso, ainda que as suporte, filas de trânsito intenso são de evitar. A diversão chega quando se pode brincar à vontade com o conta-rotações: os 245 cv marcham a todo o vapor entre as 4.700 e as 6.200 rotações, mas abaixo destas conta-se com um binário máximo de respeito, 370 Nm, disponível desde as 1.600 e até às 4.300 rpm. Conclusão: seja qual for o regime, há sempre motor a explorar.

Características favoritas

Visual sóbrio

Foi desde o início uma das bandeiras da Volkswagen: produzir um modelo comum com características especiais. Objetivo amplamente conseguido nesta geração. Não fossem as três letrinhas e um friso também a vermelho a percorrer longitudinalmente a frente, ou as jantes de maior dimensão, e passaria facilmente por um dos seus irmãos de potência menor.

Caixa DSG

Ensaio Volkswagen Golf VII GTI caixa DSG

Há quem defenda que um bom desportivo tem de ser servido com transmissão manual. Mas é precisamente a DSG que lhe dá uma pimenta extra ao controlar as passagens consoante o pedido no perfil de condução. Para reforçar o sal, as patilhas no volante permitem um maior controlo na gestão do motor.

Estética

Ensaio Volkswagen Golf VII GTI traseira

Com as linhas conservadoras do Volkswagen Golf presentes, no GTI são os pormenores que fazem a diferença. Além do friso e do "lettering", destaque para a grelha dianteira em favo de abelha ou para as pinças dos discos de travão. No interior, privilegiou-se a ergonomia, o conforto e a qualidade de construção, voltando a evidenciar a veia GTI nos detalhes: bancos em tecido com padrão xadrez escocês e pespontos a vermelho. A bola de golfe a fazer de punho da alavanca de mudanças é um "must".

Equipamento de série

Ensaio Volkswagen Golf VII GTI equipamento

Não é preciso pensar em muitos opcionais: de série, o Golf GTI apresenta-se extremamente bem recheado. Caso de sensores de luz, chuva e estacionamento, assistente de travagem anti-colisão, cruise control adaptativo com reconhecimento de peões, painel de instrumentos digital, bancos dianteiros desportivos com regulação lombar e ar condicionado automático. Entre os sistemas de conectividade, App Connect e sistema de navegação Discover Media, disponíveis num ecrã tátil de 8''. Entre os opcionais a ponderar, caso pretenda o carro mais "racing", vidros laterais e traseiro escurecidos e jantes em liga leve de 19''.

Por baixo do capot

Ensaio Volkswagen Golf VII GTI motor

Apenas um motor a dar vida ao Golf GTI: o quatro cilindros de 2,0 litros turbocomprimido, com 245 cv e binário máximo de 370 Nm, no caso acoplado a uma DSG de dupla embraiagem e sete velocidades. Para o excelente comportamento dinâmico contribuem o bloqueio eletrónico do diferencial XDS à frente e o bloqueio mecânico do diferencial com acionamento eletro-hidráulico atrás.

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